quarta-feira, 16 de março de 2011

pintagol azul

PINTAGOLCONSIDERAÇÕES SOBRE OS PINTAGOIS
J. BernardinoRevista SANO 2006Arquivo editado em 20/12/2006
Pintagol Azul - Como obtê-lo? O artigo abaixo tem por finalidade dar algumas informações técnicas sobre acasalamentos entre Pintassilgos e Canárias para obtenção de Pintagóís cinzas.A tradição entre os passarinheiros que se dedicam à hibridação é que deve-se utilizar Canárias Brancas para obtenção destes desejados e belos pássaros.O comportamento dos fatores Branco Recessivo (BR), Branco dominante (BR DO), Albino (AL) e Albino Dominantes (AL DO) serão demonstrados nas linhas que se seguem. Serão dadas informações adicionais com relação ao fator enzima que está relacionado à pigmentação melânica.
Branco Recessivo (BR) A cor BR é um fator recessivo autossomal (não ligado ao sexo) e como todo fator recessivo necessita para obter-se indivíduos puros que cruzemos pelo menos dois portadores de tal fator. Nesse caso, não nascem pintagóis cinzas (técnicamente azuis) somente pelo fato de ser cruzado uma canária BR porque esse fator não faz parte do patrimônio genético dos pintassilgos.Uma possibilidade de nascerem é introduzirmos esse fator no patrimônio genético do pintassilgo ou que naturalmente, por mutação, apareça um fator análogo à esse nos pintassilgos. Outra possibilidade é utilizarmos os filhotes F1 do cruzamento pintassilgo x canária branca. Pois, os filhotes F1 serão portadores de recessivo. Esse tipo de cruzamento não é utilizado pêlos criadores pois, muitos alegam que os F1, em muitos cruzamentos são estéreis ou que a taxa de fertilidade é baixa e portando não valeria a pena. O comportamento genético do BR é demonstrado na tabela abaixo:
MACHOS
FÊMEAS
PROLE
BR
BR
100% BR
PORTADOR
BR
50% BR e 50% PORTAORES
BR
PORTADORA
50% BR e 50% PORTAORES
PORTADOR
PORTADORA
25%BR, 50% PORTADORES e 25% NÃO PORTADORES
Branco Dominante (BR DO) O fator Branco Dominante (BR DO), como o próprio nome diz, é um fator que domina o lipocromo(cor de fundo amarela ou vermelha) mas, não elimina totalmente restando na gordura do corpo e na plumagem, preferencialmente, apenas incrustrações de lipocromo nas remiges do pássaro.O comportamento é demonstrado na tabela abaixo, tomando por base o cruzamento com pássaros de cor de fundo amarela.
MACHOS
FÊMEAS
PROLE
BR DO
AMARELA
50% BR DO e 50% AMARELOS
AMARELO
BR DO
50% BR DO e 50% AMARELOS
Portanto, num cruzamento entre uma canária BR DO e um pintassilgo, teremos 50% de pintagóis fundo amarelo e 50% Azuis Dominantes. Para obter-se pintagois azuis dominantes pode-se usar qualquer canária de fundo BR DO, como seguem abaixo alguns exemplos:
Azul Dominante(AZ DO) Canela Prateado Dominante(CN PR DO) Ágata Prateado Dominante(AG PR DO) Isabelino Prateado Dominante(IS PR DO)
Além logicamente das tradicionais canárias brancas dominantes. A vantagem da utilização de canárias de cor escura é que tendemos à aumentar a aceitabilidade por parte dos pintassilgos. Também aumenta essa aceitabilidade utilizarmos canárias de médio para pequeno porte.
Albino(AL) Porém, o dito albinismo nos canários não é realmente albinismo. Pois, o albinismo é também um fator autossomal recessivo e portanto, como já dito, necessitaríamos de pelo menos dois portadores para obtenção de um indivíduo albino real.A cor vermelha dos olhos dos canários é dada por um fator sexo-ligado, chamado acetinado ou satinet.Esse fator originalmente apareceu nos canários de linha escura e depois, por cruzamento e seleção transferido para a linha clara, gerando os Albinos(Brancos de olhos vermelhos), Lutinos (amarelos de olhos vermelhos) e Rubinos (vermelhos de olhos vermelhos).O que criou-se foi uma fenocópia dos canários albinos reais. Se utilizarmos canárias albinas dominantes AL DO, obteremos o mesmo resultado do BR DO porém, os machos F1 seriam portadores do fator acetinado. Se for possível utilizarmos os machos F1 com canárias albinas poderíamos obter machos e fêmeas de olhos vermelhos. Abaixo o comportamento do fator acetinado (AC) nos albinos:
MACHOS
FÊMEAS
PROLE
AC
AC
100% AC PORTADORAC


50% AC Machos e Fêmeas, 25% Fêmeas normais e 25% machos portadores PORTADOR NORMAL25% Fêmeas AC, 25% Fêmeas Normais, 25% machos portadores e 25% Machos não portadores NORMAL AC 50% Fêmeas Normais e 50% Machos Portadores Fator Enzima (E)
Existe também um outro fator envolvido quando pensamos em canários de linha clara (BR e BR DO ou AL e AL DO ou Amarelo ou vermelho). Esse fator é chamado de fator enzima(E) e é responsável pela depósito de pigmentos melânicos na plumagem da ave e demais tecidos. Isso explica o depósito de pigmentos melânicos nos pés, unhas, patas e bicos de muitas aves. O fator enzima original, em homozigose, propicia esse depósito de pigmento melânico na plumagem e demais tecidos. O seu a/e/o mutado(e) quando em homozigoze faz com que o pigmento melânico não seja depositado na plumagem e demais tecidos mas, não afeta o lipocromo (cor de fundo amarela ou vermelha). Quando acontece a heterozigose desses genes, ou seja, um indivíduo E/e, o resultado é um pássaro pintado. Isso explica o aparecimento de pintagois pintados em nossas gaiolas. Segue na tabela abaixo o comportamento do fator enzima.
FATOR
PROLE
E/E
100% Melânicos e/e 100% Não Melânicos E/e 100% Pintados
Conclusão
Levando-se em consideração que quando utilizamos Canárias albinas(AL ou AL DO) temos pelo menos três fatores envolvidos portanto, o leque de possibilidades aumenta. Aumentando consideravelmente as possibilidades de novas cores para os híbridos obtidos.Para obtermos Pintagois de plumagem exclusivamente escura devemos usar também preferencialmente canárias de linha escura, como no exemplos dados acima.Acredito que deveríamos, impulsionar o hibridismo em nosso país, pensando na variedade de raças e cores que poderíamos desenvolver à exemplo do ocorrido com os canários. Poderíamos transferir fatores de um a outro e assim criarmos pássaros sensacionais.
Glossário: BR: Branco BR DO: Branco Dominante AL: AlbinoAL DO: Albino DominanteAC: Acetinado ou satinetHomozigose: par de genes a/e/os iguais Heterozigose: par de genes a/e/os diferentes Pigmento Melânico - pigmento negro ou marrom que colore a plumagem e outros tecidos do corpo Fator enzima - fator responsável pelo depósito do pigmento melânico. Híbrido - produto do cruzamento de indivíduos de espécies diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário